Sexta-feira, 20 de Janeiro de 2017

O que se pretende com este blogue

.

Este é um espaço que tem como objectivo transmitir conhecimentos e encontrar pontos de ligação entre ciência e espiritualidade de uma forma ética e imparcial.
 
Fazendo minhas as palavras de Roberto Andersen «Cada um de nós é uma individualidade em pensamentos, em raciocínio, em desejos, em gostos, em metas e em sentimentos, mas todos, no fundo, almejamos o mesmo ideal maior de um mundo de paz, alegria, felicidade e amor, convivendo harmoniosamente com nossos diferentes dogmas e convicções.
 
Enquanto não há a harmonia da diferença, surgem os entraves para um bom relacionamento e, a medida que os ânimos se exaltam, transformam-se em justo motivo para brigas e discussões, chegando freqüentemente a conflitos étnicos, religiosos e políticos, justificando, inclusive, assassinatos e massacres, tudo em nome de Deus.
 
Assim é, ainda, a diferença entre a ciência e a espiritualidade, em alguns dos ambientes considerados mais evoluídos do planeta, fazendo com que cientistas renomados tentem mostrar ao mundo a inexistência do não entendível (...)
 
Na realidade todos buscamos a verdade universal mas, conforme disse Confúcio: “...existem três verdades: a minha, a sua e a verdadeira...”; e essa é muito superior ao nosso próprio horizonte visual, significando que nossos limites individuais nos possibilita ver apenas uma infinitésima parte desse todo... e essas infinitésimas partes, embora sejam parte desse todo, não são exatamente iguais, trazendo as infinitas diferenças filosóficas, dogmáticas, políticas que existem pelo mundo.
 
Assim a ciência, a filosofia, a religião e a arte constituem quatro ângulos diferentes de se interpretar a mesma verdade... todas tentando ser verdadeiras... e todas complementares... embora aparentando contradições elementares, mas que, se integradas, formarão um todo harmônico muito próximo de uma inteligência superior.
 
Einstein, um dos maiores pensadores harmônicos conhecidos em nossa ciência já nos alertava contra as radicalizações dizendo que “...precisamos tomar cuidado para não fazer do intelecto o nosso deus. Ele tem músculos poderosos, é verdade, mas nenhuma personalidade.”
 
O que não significa colocar o intelecto em segundo plano, mas sim integrar no mesmo plano o intelecto, a emoção, o questionamento e a fé.
 
A verdade universal é a integração sinérgica de todas as verdades individuais, resultando em uma única e fundamental energia, uma única inteligência superior que rege todo o universo, aquilo que alguns de nós chamamos de Deus, cuja existência os verdadeiros cientistas, dos mais cépticos aos mais espiritualizados, parecem já ter conhecimento teórico há mais de 25 anos (...)
 
Existem, entretanto, os meio-cientistas, ainda presos aos exatos resultados de seus laboratórios, envolvidos com suas equações matemáticas, mergulhados em elucubrações materialistas, procurando se afastar de todo e qualquer sentimento espiritualista, filosófico ou emocional... mas os verdadeiros cientistas já olham para fora e começam a dar passos cada vez mais largos e decisivos em direção aos mistérios universais. (...)
 
A inteligência inerente a essa força única e fundamental é mais uma aproximação científica à idéia de uma origem Divina de todas as coisas, pensamento já presente no raciocínio de Kepler, Newton, Einstein e outros... embora ignorados por dezenas de meio-pensadores, meio-cientistas, meio-religiosos, todos deslumbrados com sua meia inteligência, como se os seus particulares pontos de vista sobre a verdade universal fossem os únicos corretos.
 
Lembramos que o meio-cientista ignora e despreza o misticismo, por não conseguir entender o verdadeiro sentido da intuição; o meio-espiritualista ignora e despreza o método científico, por não entender a grandeza desses estudos para o desenvolvimento do Bem Comum; e o meio religioso ignora e despreza todas as demais religiosidades por não entender que todas perseguem o mesmo objetivo comum, mesmo porque não consegue sequer entender qual é esse objetivo.
 
Só quando eles deixam de ser apenas uma metade e tornam-se inteiros é que conseguem assumir a sua humildade perante a verdade universal, passando a serem Seres Humanos completos, integrais, dando o verdadeiro valor ao processo intuitivo e místico que os auxiliam a penetrar no mundo do método científico.
 
.
Não podemos, então, ficar apenas na teoria. Cada um de nós deve se sentir responsável, dentro da sua área de atuação, pelo desenvolvimento de um processo honesto e dedicado de convencimento pela educação, onde seja construída a verdadeira cultura do caráter e incentivada a tolerância, o respeito e a integração das diferenças e principalmente o relacionamento amigável e complementar entre a ciência e a espiritualidade, para estarmos realmente produzindo algo útil para o desenvolvimento do Bem Comum e assim contribuindo definitivamente para a verdadeira Paz Mundial.»
 
 
 
publicado por Alexandra Caracol às 20:49
link do post | comentar | favorito
|
2 comentários:
De Mário Relvas a 27 de Fevereiro de 2007 às 17:06
Um óptimo tema a desenvolver aqui minha amiga Alexandra.

Confesso que é mais um tema interligado com o bem das sociedades actuais e isso move-a.

Sabe concerteza que Einstein era Asperger?!

Parabéns.

Beijinhos

De Alexandra Caracol a 16 de Junho de 2008 às 10:50
Coloco aqui um comentário que o meu amigo Roberto Andersen me escreveu:

Prezada Alexandra Caracol, Daqui do Brasil admiro suas palavras e suas obras. Estou preparando o envio de pesquisas que fazemos em nosso Instituto de Pesquisas relacionadas ao abuso sexual infantil e as conseqüências relacionadas ao hemisfério esquerdo do cérebro dessas crianças, porque vi que um de seus blogs trata desse assunto. Enviarei para o seu e-mail. Fiquei muito feliz ao ler palavras minhas em seu blog, o que muito me envaidece! É muito bom quando percebemos que há pessoas que comungam conosco dos mesmos objetivos. Meu próximo livro, num de seus capítulos, tratará do abusado sexualmente e das formas de tratá-lo para evitar o suicídio futuro.

Um grande abraço,

Roberto Andersen

http://robertoandersen.blogspot.com

http://iupe.org.br.nrserver10.net/default.asp

Comentar post

MAIS SOBRE MIM

Livros gratuitos Alexandra Caracol_botao amarelo

PESQUISAR NESTE BLOG

 

POSTS RECENTES

Mensagem de Páscoa

Você não está doido! - Li...

Índice do livro gratuito ...

ESQUEMA RESUMIDO ACERCA D...

PENSAMENTOS SÁBIOS - 1

PENSAMENTOS SÁBIOS - 2

Religiões Cristãs (Católi...

Slides de Akiane kranarik...

A canção dos homens.

INQUISIÇÃO - Instrumentos...

ARQUIVOS

FILOSOFIA E RELIGIÃO

TESTEMUNHOS DA VIDA REAL

A ARTE DE VIVER (Aprenda a ser feliz)

SAÚDE E CIÊNCIA ESPIRITUALIDADE

PENSAMENTOS SÁBIOS

FILMES

MÚSICA


.

subscrever feeds