Sexta-feira, 27 de Janeiro de 2017

Alguns exemplos sobre o que cada um pensa das suas próprias crenças

. 

Catolicismo
 
Apesar de haver certas semelhanças entre o Cristianismo e as outras religiões, as diferenças sobrepõem as semelhanças em número e em importância. O Cristianismo é aquilo que Deus fez em prol do homem, ao procurá-lo e ao estender a mão para ajudá-lo. Oferece a aliança, o perdão, a reconciliação, sua própria justiça, tudo como dom gratuito. Faz algo por nós que não podemos fazer por nós mesmos. Qualquer outro sistema religioso, porém, é essencialmente uma proposição de se fazer tudo por conta própria. Seguindo tal e tal modo de vida, segundo dizem, o homem achará favor com Deus e alcançará a salvação. É preciso que o homem, na sua experiência pessoal, procure o Deus vivo e verdadeiro, mas isso só pode ser através de Cristo, único caminho a Deus. A respeito das seitas, nenhum católico deveria confundir as grandes religiões (Cristianismo, Judaísmo, Induismo) ou os nossos irmãos ortodoxos, anglicanos, protestantes, com os membros das seitas ou dos novos movimentos religiosos. O que distinque, pois, as seitas das igrejas ou das religiões mais antigas são o seu sectarismo, seu fanatismo e proselitismo.
 
 
 
Judaísmo
 
Posso citar a responsabilidade do judeu, respeitar os outros e somente assim poderá esperar o mesmo respeito, precisa respeitar a santidade da tradição alheia, pois ele não tem o monopólio da verdade. Ele é apenas mais um filho de Deus, bem como os outros adeptos das outras religiões o são. Então, as principais são o respeito, reverência e a tolerância.
 
 
 
Islamismo
 
O Islamismo abrange todos os lados da vida mais do que as outras religiões e nele se encontra o estatuto para a vida humana, e no Islam não existe intermediação entre o muçulmano e Deus e tem também muito mais coisa que não cabe ora descrever tudo aqui.
 
 
 
Igreja Presbiteriana
 
Eu não sei se me atreveria em fazer comparação entre igrejas ou religiões. Porque todas as demais igrejas têm suas virtudes e defeitos, bem como a nossa Igreja. Portanto, entramos numa relatividade muito grande. Nós não consideramos a Igreja Presbiteriana superior nem inferior a nenhuma outra igreja ou movimento religioso. A parte dos defeitos da Igreja, que na verdade são oriundos dos defeitos dos seus membros, a Igreja é uma igreja amorosa, fraterna e que não põe regras disso ou daquilo. Tudo que sempre buscamos é a conscientização e a busca do comportamento cristão pelo membro.
 
 
 
Espiritismo
 
Usar a razão na análise de todos os seus princípios. Fundamentalmente explica as diferenças individuais: saber, moral, orgulho, vaidadde, egoísmo, poder, posse, doença, saúde, como frutos individuais adquiridos numa série de vidas anteriores. Ainda, revela a existência do Mundo dos Espíritos, como uma continuidade desta vida, sem a crença num inferno de penas eternas, nem num céu alcançado pela graça de Deus, onde cada um pode saber hoje como será o seu amanhã, pelo uso da razão e da lógica.
 
 
 
Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias – Mórmons
 
A linguagem única da nossa igreja é a restauração. Nenhuma outra igreja na Terra tem a mensagem da restauração como nós. Um garoto de 15 anos de idade, Joseph Smith, tinha dúvidas dos movimentos religiosos que aconteciam nos Estados Unidos, chamados de Reavivamentos, liderados por Joseph Bates, e por muitos outros grandes pregadores, e ele tinha dúvida por quê havia uma guerra de uma igreja entre outra – se você vier para a nossa igreja você estará salvo, mas se for para outra estará condenado. A resposta só veio do Senhor quando ele foi num bosque orar, quando de repente ele viu dois personagens. Personagens estes que o trataram pelo nome de José ou Joseph, e passaram para ele uma mensagem, que chamados a mensagem da restauração. E ele viu o Pai apontando falando para o Filho, e então disse para Joseph: ouveo-o. Portanto, nenhuma outra igreja tem uma outra mensagem como esta, pois ali estava Jesus Cristo. Durante muito tempo houve a obscuridade do Evangelho, durante muito tempo a igreja ficou completamente obscurecida, somente a partir de Martin Lutero e muitos outros líderes foi que houve o reavivamento da igreja, mas a nossa igreja foi a única onde Jesus Cristo realmente se manifestou a um garoto de 15 anos de idade e deu seu testemunho, ou seja, a igreja que Jesus Cristo fundara com os doze apóstolos reapareceu somente após este novo testemunho de Jesus Cristo. Logo, nenhuma igreja tem essa característica de cristianismo ou pode acusar-nos de não sermos cristão, pois Cristo está na nossa base e liderança. 
Agora, a mensagem do cristianismo é a mesma, se você ler o Livro dos Mórmons do começo até o final, este se assemelha com a Bíblia. Nós temos um profundo respeito por todas as religiões. Mas, vou citar aqui um exemplo: quando um pastor de uma determinada igreja chutou a imagem de uma santa, não vamos falar em nomes, eu recebi a visita de um pastor que solicitou que dessemos um aval ou opinião a favor daquele ato, e nós não fizemos. Por que ? porque todas as pessoas podem e devem adorar onde ou quando quiserem. Eu posso até acreditar que aquilo é um ídolo, mas os católicos não. Todas as igrejas tem verdades, umas mais, outras menos. O que importa é que todos os homens, batistas, católicos, mórmons, são todos filhos do Pai celestial, portanto, devem merecer nosso respeito.
 
 
Testemunhas de Jeová
 
As Testemunhas de Jeová empenham-se honestamente em aplicar os princípios bíblicos em sua vida cotidiana, o que resulta em benefícios para a própria pessoa bem como para as pessoas que estão relacionadas com elas. Para se exemplificar alguns destes benefícios poderíamos mencionar:
 
As Testemunhas de Jeová constituem uma grande fraternidade internacional. Em harmonia com o texto de João 13:35 procuramos mostrar genuíno amor entre todos as pessoas, sem distinção de nacionalidade, etnia, formação social. Isto resulta em benefícios imediatos na forma de relações humanas aprimoradas e tem unidos ex-inimigos como tutsis e hutus, judeus e árabes, armênios e turcos, japoneses e americanos, alemães e russos, sérvios e croatas, católicos e protestantes, brancos e negros, além de outros grupos que antes se odiavam.
 
Também em harmonia com isto, recusam-se terminantemente a pegar em armas contra outras pessoas, tanto contra seus próprios adeptos como contra os membros de qualquer outro grupo. Esta atitude não passa despercebida pelos observadores do mundo. Um editorial no Sacramento Union da Califórnia disse: "Bastaria dizer que se todo o mundo vivesse segundo o credo das Testemunhas de Jeová, haveria fim do derramamento de sangue e do ódio, e o amor reinaria como rei". Similarmente, um escritor observou na revista Ring, da Hungria: "Cheguei à conclusão de que, se as Testemunhas de Jeová fossem os únicos na Terra, deixaria de haver guerra, e o único dever dos policiais seria o de controlar o trânsito e emitir passaportes". Na revista religiosa italiana Andare alle genti, uma freira católica também escreveu com admiração a respeito das Testemunhas de Jeová: "Elas recusam qualquer forma de violência e suportam as provações que lhes são inflingidas por causa de suas crenças, sem se rebelar... Como o mundo seria diferente se todos nós acordássemos certa manhã firmemente decididos a não mais pegar em armas, não importa o custo ou o motivo, assim como fazem as Testemunhas de Jeová! ".
 
A aplicação de princípios bíblicos no que diz respeito a limpeza da mente e do corpo também resulta em saúde melhor. Em qualquer parte do mundo em que estejam, as Testemunhas de Jeová estão apercebidas de vários conselhos bíblicos que resultam em saúde física como: Moderação no consumo bebidas alcoólicas ( Provérbios 23: 29-35) Evitar o uso de substâncias viciadoras como o fumo e drogas em geral (2 Coríntios 7: 1) Caso não haja sistema de esgoto disponível, os excrementos devem ser enterrados ( Deuteronômio 23: 12, 13). Sentimentos e emoções negativos devem ser controlados (Provérbios 14: 30).
 
Pela aplicação dos princípios bíblicos, a situação econômica da pessoa tende a ser melhor. Com a saúde melhorada (vide parágrafo anterior) é possível trabalhar mais e melhor, sem se perder dias de trabalho cuidando de doenças. Ademais, a Bíblia incentiva hábitos de trabalho produtivos e de se tornar perito em seu campo de trabalho (Provérbios 10: 4; 21: 5; 22: 29). Também, por não se desperdiçar recursos com vícios a pessoa tende a levar uma vida mais satisfatória economicamente.
 
A vida familiar é um outro aspecto que tende a melhorar quando a pessoa aplica aquilo que aprende na bíblia (Efésios 5: 28 – 6: 4) Por este motivo, os casamentos entre as Testemunhas de Jeová normalmente são duradouros e os jovens por se sentirem seguros em casa não se desviam para as drogas e a delinqüência.
 
O conhecimento de respostas para perguntas básicas que são feitas por toda a humanidade também é de grande valia. Pelas páginas da Bíblia temos encontrado respostas á perguntas básicas, como: De onde viemos? Para onde vamos? Qual o objetivo da vida?
 
A ansiedade e o medo do futuro são substituídos pela confiança em que Jeová nos ajudará em nossas necessidades, de forma que é possível encarar o futuro com confiança.
 
 
 
Religião de Deus
 
Vamos passar a palavra a José de Paiva Netto, Presidente-Pregador da Religião de Deus, no livro Diretrizes Espiritualistas da Religião de Deus, vol. I, de sua autoria: "A Religião tem por finalidade elevar o Homem pela purificação do seu espírito eterno, integrando-o em Deus, pela vivência da Fraternidade do Cristo Jesus entre suas criaturas. O Supremo Criador é manancial inexaurível da Sabedoria e da Paz. Não vejo Religião como ringues de luta livre, nos quais as muitas crenças violentam-se no ataque ou na defesa de princípios, ou de Deus, que é Amor, e que por isso não pode aprovar manifestações de ódio em Seu Santo Nome e nem precisa da defesa raivosa de quem quer que seja. Advertia Zarur: "O maior criminoso do mundo é aquele que prega o ódio em nome de Deus". Compreendo Religião como Fraternidade, Solidariedade, Entendimento, Respeito à Vida Humana, Salvação das Almas... Tudo isso no sentido mais elevado. Entendo Religião como algo dinâmico, vivo, pragmático, realizador, que abre caminhos de luz no Espírito dos homens, e que por esta razão tem de estar na vanguarda."
 
A Religião de Deus ( a Quarta Revelação) não se intitula melhor do que ninguém, pois na Religião Divina não há donos da Verdade: o dono da verdade é nosso Senhor Jesus, o Cristo de Deus. Destacamos que a Religião de Deus é ecumênica no sentido verdadeiramente cristão, isto é, na pureza original do seu significado: "Ecumênica - referente ao Universo, a toda a Terra habitada; universal." Na Religião do Amor Universal se fundem todas as religiões humanas. É o campo neutro do Cristo. Para entender melhor quanto ao papel da Religião de Deus e sua localização no contexto histórico bíblico, aconselhamos a leitura do livro Diretrizes Espiritualistas da Religião de Deus, vol. III.
 
 
 
Umbanda e Candomblé
 
As principais qualidades são estas:
 
•    Aceleração da evolução espiritual;
•    Contacto permanente com o "outro lado da vida" (o espiritual); inexistência de preconceito religioso;
•    Aceitação da presença dos espíritos em nossa vida material, como nossos orientadores invisíveis;
•    Crença num deus único e na existência dos seus mistérios, humanizados nas suas divindades unigenitas (os orixás);
•    Aceitação passiva de verdades universais, ainda que formuladas por outras religiões, etc.
 
 
 
Igreja Adventista do Sétimo Dia
 
Uma das principais qualidades que ressalto é como a Igreja Adventista se mantêm fiel à orientação bíblica. Talvez ela seja hoje a única Igreja o seguimento real e completo do que a Bíblia ensina. Entretanto, quero ressaltar também que não é o título religioso que salva alguém, e isto vale também para os adeptos da nossa Igreja.
 
Muitas outras religiões mudaram com o tempo e, para nós, Deus nunca muda. O que era pecado ontem, para Deus, continuará sendo pecado amanhã.
 
Existem igrejas que estão trazendo a música do mundo para dentro dos seus templos, trocando assim o "Segura o Tchan" para "Segura a Bíblia". Enquanto a música da nossa Igreja é alegre e gostosa de se cantar, sem por isso precisar influenciar-se pelas coisas impuras deste mundo para conversar com Cristo. Não devemos pegar algo santo e transformá-lo em profano.
 
E outra qualidade que vale ressaltar é o nosso Clube dos Desbravadores destinado aos juvenis, estilo escotismo, que mistura o escotismo com as orientações bíblicas básicas. Hoje, por exemplo, só nesta Associação temos 6.208 desbravadores.
 
E ainda, a Igreja Adventista foi uma das primeiras a realmente se preocupar com a área do social, principalmente, em tentar fazer o pobre deixar de querer ser pobre, pois a maioria deles acostumou-se com a pobreza, e contudo têm-se esquecido da área espiritual.
 
E por último, a nossa rede de Escolas Adventistas, onde, por exemplo, pessoas como o presidente Fernando Henrique e o Pelé estudaram. Escolas estas que já conquistaram respeito em âmbito mundial.
 
 
 
Assembléia de Deus
 
São elas:
 
•    O comprometimento dos líderes com a Palavra de Deus;
•    A seriedade com que tratamos as coisas de Deus;
•    O compromisso em ajudar pessoas a encontrar, ou, ter um real encontro com Cristo;
•    A preocupação em preencher as necessidades espirituais de cada indivíduo. Etc.
 
 
 
Igreja Batista
 
A principal qualidade é que cremos que todos os homens precisam de salvação, que é estar distante por causa do pecado de Deus. Esta salvação só acontece após crer que somente a morte de Cristo na cruz é a única forma de me aproximar de Deus.
 
 
Budismo
 
Se formos pesquisar as diferenças entre o Budismo e as outras religiões, inclusive a diferença entre seus ensinamentos, provavelmente encontraremos várias diferenças. Tanto o Budismo como outras religiões possuem qualidades e é lógico que os discípulos e os adeptos, nesse caso, devem ser questionados..
 
 
 
Seicho-No-Ie
 
Os seguintes pontos constituem as diferenças fundamentais com relação às demais religiões, e que ao mesmo tempo constituem suas qualidades:
 
A Seicho-No-Ie não é uma seita, isto é, ela não se organiza de forma sectária, estando suas portas abertas a pessoas de todos os credos e entende que todas as religiões são luzeiros que alumiam o caminho da humanidade e procura vivificar todas elas. Em outras palavras, a Seicho-No-Ie não diz: "A sua religião é diferente da minha", mas entende que na medida que buscamos a essência do ensinamento de cada uma das religiões, encontramos uma Verdade única, que salva todas as pessoas;
 
A Seicho-No-Ie ensina que todas as criaturas são filhas de Deus e portanto são perfeitas e harmoniosas, possuindo dentro si potencialidades infinita. Portanto, na medida que as pessoas acreditam na existência dessa força interior, elas manifestam essa potencialidade em forma de inteligência, saúde, prosperidade, alegria, etc.
 
Outro ponto fundamental é de que esse mundo fenomênico que vivemos é onde está projetada a nossa mente, e portanto, de acordo com a nossa postura mentaal, podemos fazer com que o mundo em que vivemos seja de alegria ou de tristeza, de felicidade ou infelicidade, de prosperidade ou de pobreza.
 
 
 
Hare Krishna
 
Misericórdia, austeridade, caridade e veracidade são as quatro qualidades de uma religião fidedigna.” (Em www.eDeus.org).
.
.
.
.
.
.
publicado por Alexandra Caracol às 12:03
link do post | comentar | favorito
|

MAIS SOBRE MIM

Livros gratuitos Alexandra Caracol_botao amarelo

PESQUISAR NESTE BLOG

 

POSTS RECENTES

Mensagem de Páscoa

Você não está doido! - Li...

Índice do livro gratuito ...

ESQUEMA RESUMIDO ACERCA D...

PENSAMENTOS SÁBIOS - 1

PENSAMENTOS SÁBIOS - 2

Religiões Cristãs (Católi...

Slides de Akiane kranarik...

A canção dos homens.

INQUISIÇÃO - Instrumentos...

ARQUIVOS

FILOSOFIA E RELIGIÃO

TESTEMUNHOS DA VIDA REAL

A ARTE DE VIVER (Aprenda a ser feliz)

SAÚDE E CIÊNCIA ESPIRITUALIDADE

PENSAMENTOS SÁBIOS

FILMES

MÚSICA


.

subscrever feeds