Domingo, 16 de Outubro de 2016

Perseguição, sofrimento e morte em nome de Deus - 1

.
UTILIZANDO AS DIFERENÇAS (RELIGIOSAS E/OU OUTRAS) COMO INSTRUMENTO DE DIFAMAÇÃO, EXCLUSÃO, PERSEGUIÇÃO, TORTURA, MORTE E TODO O TIPO DE DESCRIMINAÇÃO. ALGUNS EXEMPLOS[1]:
 
 
“Alguns podem se perguntar como seríamos hoje sem ter tido a religião ao longo dos séculos. Uma coisa é certa: milhões de pessoas não teriam morrido na fogueira ou torturadas.
Civilizações e suas culturas não teriam sido arrasadas por serem pagãs. A ciência não teria se estagnado por tanto tempo (e mesmo regredido) por medo da fogueira.
As mulheres não teriam sido afastadas de uma participação activa ao lado dos homens nem tratadas como simples reprodutoras, o "vaso imperfeito que recebe o sêmen perfeito do marido".
Aquilo que nos parecem ser as contribuições da religião para o bem-estar e o progresso da sociedade foi, na verdade, obra de indivíduos e organizações bem-intencionados mais do que o resultado de uma crença religiosa. Somando-se tudo, é possível que o resultado ainda seja mais negativo que positivo.”
 
Trecho inicial adaptado de artigos de Judith Hayes
Em: www.thehappyheretic.com
 
 
Quando uma religião se identifica com uma nação ou um grupo, surgem por vezes conflitos. A intolerância religiosa, frequentemente combinada com problemas políticos e territoriais, tem sido a causa de muitos conflitos, ao longo da história da humanidade. Pode tomar forma de perseguição, em que os crentes de uma religião são punidos por pertencerem a um credo diferente do dominante. Os conflitos religiosos podem subir de escala e dar origem a guerras.
O zelo missionário mal orientado – considerar a sua religião superior a todas as outras – conduziu frequentemente a conversões forçadas, conquistas territoriais e derramamento de sangue.
 
Algumas situações:
.

Os toltecas

 

“... os toltecas viveram numa região que vai do México setentrional até o norte da América do sul cerca de 7.000 anos atrás. O auge dessa civilização teria ocorrido há cerca de 4.500 anos.

Quando os espanhóis chegaram, feiticeiros e feiticeiras foram massacrados em nome de Cristo, como conta a história. A maioria dos registos desse grupo tolteca foi exterminado..."
.
Em http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/2001-religiao-toltecas.shtml
 


[1] Refere a autora de que o que está aqui descrito é somente uma chamada de atenção, pretendendo demonstrar que em todas as épocas, em todos os grupos, em todos os povos e em todos os lugares é possível ter havido sofrimento, sempre por razões idênticas; divergências na maneira de pensar que levam à exclusão, perseguição, tortura, morte e todo o tipo de perseguição do ser humano para com o seu semelhante.
.
.
 

.

Para ler os próximos capítulos clique nos seguintes números:
2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10
.
 
.
publicado por Alexandra Caracol às 10:47
link do post | comentar | favorito
|

MAIS SOBRE MIM

Livros gratuitos Alexandra Caracol_botao amarelo

PESQUISAR NESTE BLOG

 

POSTS RECENTES

Mensagem de Páscoa

Você não está doido! - Li...

Índice do livro gratuito ...

ESQUEMA RESUMIDO ACERCA D...

PENSAMENTOS SÁBIOS - 1

PENSAMENTOS SÁBIOS - 2

Religiões Cristãs (Católi...

Slides de Akiane kranarik...

A canção dos homens.

INQUISIÇÃO - Instrumentos...

ARQUIVOS

FILOSOFIA E RELIGIÃO

TESTEMUNHOS DA VIDA REAL

A ARTE DE VIVER (Aprenda a ser feliz)

SAÚDE E CIÊNCIA ESPIRITUALIDADE

PENSAMENTOS SÁBIOS

FILMES

MÚSICA


.

subscrever feeds